Menos de um mês depois do assassinato brutal da ativista de direitos humanos e vereadora negra Marielle Franco, três fundações internacionais e uma brasileira juntaram-se para fazer uma doação de dez milhões de dólares para o Fundo Baobá em homenagem a Marielle.

O Fundo Baobá é o único fundo brasileiro focado especificamente em promover a equidade racial no país. A Fundação Ford vem apoiando o Fundo desde a sua criação em 2011 com doações que somam ao total mais de um milhão e cem mil dólares. Esta doação conjunta de dez milhões será usada para consolidar o fundo patrimonial do Baobá e para financiar projetos de promoção do empoderamento de mulheres negras em todo o país.

Essa parceria entre as fundações Ford, Open Society, Kellogg e Ibirapitanga revela a capacidade de resposta e o potencial do setor de filantropia privada brasileiro de apoiar lideranças negras femininas que possam levar adiante o legado de Marielle. A criação do fundo foi anunciada hoje na décima edição do congresso GIFE em São Paulo, o encontro mais importante de investimento social privado no Brasil.

São Paulo, abril de 2018 – As fundações Ford, Open Society e Ibirapitanga estão se unindo para criar uma iniciativa em homenagem a Marielle Franco, destinada a incentivar o protagonismo político de mulheres negras no Brasil.

Com uma doação de 3 milhões de dólares ao Fundo Baobá, instituição dedicada à luta pela equidade racial no Brasil, a Iniciativa se inspira no trabalho da vereadora de ampliar a voz de mulheres negras e o seu acesso a instâncias de poder no Brasil.

“Marielle representava a possibilidade de uma mulher negra, da favela, bissexual chegar em espaços de poder. Seu assassinato brutal foi uma tentativa de dizer que essa possibilidade não existe. É fundamental que anunciemos para o mundo que o Brasil produzirá novas Marielles. Que mulheres negras das periferias ocuparão espaços de poder e que esse caminho não tem volta”, justifica Pedro Abramovay, Diretor da Open Society Foundations para a América Latina.

O Fundo Baobá foi criado em 2011 a partir de uma parceria com a Fundação Kellogg, que aporta recursos ao Fundo conforme este obtém apoio de outras organizações (matching funds). Desta vez, o matching funds da Kellogg está sendo de 2 pra 1 para o dinheiro internacional e de 3 pra 1 para o investimento do Ibirapitanga, tendo como objetivo incentivar a filantropia local. Desta forma, a soma total disponibiliza 10 milhões de dólares para a iniciativa e o Fundo passará a operar em um novo patamar, ampliando o seu alcance e capacidade de investimento.

“Essa iniciativa explicita a urgência em fortalecer o papel de mulheres negras na sociedade brasileira. Marielle incorporava não apenas as transformações que desejamos, mas também aqueles que acreditamos terem condições para realizá-las, afirma Átila Roque, Representante da Fundação Ford.

O anúncio da Iniciativa foi feito durante o 10o Congresso do Gife, evento que reúne investidores sociais de todo Brasil. “Queremos dar um sinal para a filantropia brasileira de que é importante e necessário apoiar aquelas que são a ponta mais frágil e ao mesmo tempo mais potente da nossa sociedade, e que estão no centro das principais transformações que precisamos para o país”, explica Andre Degenszajn, Diretor Presidente do Instituto Ibirapitanga.

The Ford Foundation

The Ford Foundation is an independent organization working to address inequality and build a future grounded in justice. For more than 85 years, it has supported visionaries on the frontlines of social change worldwide, guided by its mission to strengthen democratic values, reduce poverty and injustice, promote international cooperation, and advance human achievement. Today, with an endowment of $16 billion, the foundation has headquarters in New York and 10 regional offices across Africa, Asia, Latin America, and the Middle East.

Media Contacts

Press Line
Tel (+1) 212-573-5128
Fax (+1) 212-351-3643
[email protected]