Desde 1962 incentivamos o debate aberto e a ação relacionados aos principais desafios enfrentados pelo Brasil: fortalecer os valores democráticos, promover a cooperação internacional e erradicar a pobreza e a injustiça. Nosso escritório no Rio de Janeiro tem apoiado iniciativas para levar mudanças positivas aos sistemas e instituições públicos que perpetuam a desigualdade, a discriminação e a exclusão.

Nos primeiros anos do nosso escritório brasileiro, quando o país ainda estava sob uma ditadura, fizemos doações para pesquisa e treinamento em áreas como educação, desenvolvimento, saúde e ciências sociais. A fundação teve um papel ativo na criação e apoio a diversas instituições de pesquisa que se tornaram importantes recursos nacionais e internacionais e centros de resistência intelectual.

À medida que o Brasil mudou, mudaram também nossas estratégias e doações. Quando ocorreu a democratização, no final da década de 1980, nossas prioridades mudaram para a governança democrática e a participação política, direitos das mulheres, iniciativas contra a discriminação, questões de segurança pública, saúde reprodutiva e desafios relacionados ao novo ambiente social.

A consolidação da democracia tem orientado as prioridades da fundação. Mas a democracia eleitoral não é suficiente para que o Brasil alcance seu potencial pleno. O maior desafio do Brasil é superar as profundas desigualdades perpetuadas pelos principais sistemas e instituições, bem como realizar a plena implementação dos direitos e princípios estabelecidos na constituição de 1988.

Mais recentemente, nosso trabalho no Brasil tem se concentrado em abordar desigualdades nas áreas de direitos humanos, justiça racial, direitos de propriedade de terra, recursos naturais e mídia e liberdade de expressão.